sábado, 20 de janeiro de 2018

Adversidades e crescimento pessoal


Por esses dias eu resolvi dar uma limpeza geral nas minhas redes sociais, eliminando inscrições e curtidas que na verdade representavam um período para o meu foco e boa utilização do meu tempo. Como sou uma pessoa extremamente curiosa acabo por possuir muita coisa acumulada, mas que numa análise de ordem prática prejudica de forma que as coisas realmente necessárias estejam em evidência. Mesmo que algumas das redes sociais sejam para mim uma ferramenta para diversão e distração, tomei um compromisso de utilizá-la de forma mais objetiva, agora para evitar o desperdício de tempo.

Mas enfim, descobri (isso mesmo, descobri) que estava inscrito no canal de um camarada de vida financeira e profissional acima da média, e que utilizava esta rede social para partilhar experiências e sugestões para o desenvolvimento pessoal. De início não gostei dele, ele me lembra o personagem Tony Stark, do Homem de Ferro, por quem tenho uma antipatia insuperável. Mas enfim, ele foi aos poucos me conquistando pelo exemplo pessoal transferido pelas palavras. E vejam que ele nem é um grande orador (ou então eu ainda não superei a antipatia por ele).

Em determinado vídeo ele remete às adversidades da vida. Esta intervenção se deu numa crítica que fazia às pessoas que acreditam em um sucesso rápido, barato, fácil. Em sua experiência de vida está presente o início precoce no empreendedorismo, em algumas perdas e ganhos, e que o sucesso presente - principalmente financeiro - fora conquistado às custas de sacrificar a própria relação com o filho. Para este autor o sucesso só é percebido pelos outros quando estamos no topo, e ninguém nota a nossa escalada, as nossas dores e lágrimas; por isso muitos desistem nos primeiros obstáculos.

Como lidar com a adversidade vai direcionar o nosso sucesso. Diante das adversidades podemos sucumbir, postergar, procrastinar, lamentar e correr os riscos de doenças de ordem psicológica e empurrar a vida com a barriga;; ou então podemos lutar. A adversidade é um momento de “crise” na vida de homens e mulheres, e dela nunca sairemos iguais.

Muitas pessoas, quando chamadas a refletirem sobre a adversidade, podem pensar: “a minha vida toda é de adversidade, eu nunca estou em paz” e daí podemos convidá-las a uma análise sobre o quanto estão reagindo e aprendendo como cada uma delas.

Foi uma tarde de domingo produtiva, onde também parei para avaliar as adversidades pelas quais passo e passei, e cada aprendizado. Recordei-me de uma frase que ouvi ainda na faculdade, e buscando na internet trago agora para vocês:

"As únicas desgraças completas são as desgraças com as quais nada aprendemos. "

( William Ernest Hocking )

Nenhum comentário:

Postar um comentário