segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Novos Caminhos... sempre é tempo


É um livro inspirador. O empresário Abílio Diniz em "Novos caminhos, novas escolhas" relata um pouco do seu caminho de vida enquanto empresário, de sua experiência pessoal, o caminho de mudanças e os pilares que sustentam a sua vida e que lhe conferem qualidade de vida. Mesmo que você não simpatize com ele, é uma leitura interessante. Não é um livro para empresários, mas para quem sabe o valor das mudanças em suas vidas.



O que me atrai nele é sua paixão pelo trabalho. Entendo que ele não chegaria longe se não fosse o cara aguerrido e lutador, brigão e confiante. O fato de ser um cara arrogante e autossuficiente é o de menos neste caso, e ele mesmo fez questão de reconhecer que isto para ele lhe trouxe problemas e foi difícil trabalhar para que não arruinasse sua vida em nova fase. Eu gosto de trabalhar, gosto de produzir, e mesmo em um hobby eu sinto uma felicidade tremenda em ver meu sangue "escorrendo" na minha produção, e a capacidade de crescer e ser alguém relevante é recompensadora. E olhem que estou em um nível terrivelmente inferior ao dele!

Um segundo ponto em que me identifiquei com ele foi quando ele se referiu à psicoterapia. Durante muitos anos ele já havia passado pelo divã não para curar uma doença de ordem mental, mas para trabalhar já esta jornada do autoconhecimento. Anos depois ele voltaria para a terapia por conta do sequestro que o acometeu em 1989. Acho importante isto pois para muitos a busca por um psicólogo está vinculada a um trauma, uma doença ou mesmo uma fraqueza. Mas não: o profissional desta área é perfeitamente capaz de ajudar àquele que está numa jornada de autoconhecimento e redefinição do sentido da vida. Não é frescura imaginar ou desejar resetar a vida, principalmente quando ao seu redor você se percebe desajustado ou sem sentimento de pertença.

O último ponto tem a ver com os pilares que Abílio tem para a sua vida, e lhe conferem qualidade. São eles a Atividade física, a alimentação saudável, o controle do estresse, o amor, os relacionamentos e a fé. No livro ele dedica um capitulo para cada pilar.

Estes pilares são perfeitamente aplicáveis em nossas vidas, respeitando as individualidades. Para alguns seria possível fazer ajustes, mas o que importa é que de um lado estão a saúde do corpo e da alma, de outro está a afetividade e a comunidade, e atravessando isto tudo está a fé sobrenatural. É, de certa forma, um caminho de vida que encontrei e que em 2017 ficou mais evidente como um guia para uma vida plena de sentido.

Para finalizar: Abílio Diniz não é um garoto. Estas mudanças poderiam ocorrer normalmente com ele, mesmo sendo alguém "normal" e sem ter passado por um trauma como o do sequestro ou da divisão da família. Eu até acredito que a própria idade, com a maturidade, vai nos fazendo pessoas mais simples, e a busca por uma satisfação com o que valha a pena "perder tempo" vem a ser a chave de interpretação da vida, da história. Eu me identifiquei com ele, pela paixão ao trabalho (apesar de mentalmente ser alguém medroso e ansioso) e por encontrar nestes pilares uma forma de gerir a vida com qualidade. Indico a leitura do livro e acima de tudo, indico que vivamos a vida com simplicidade e valorizando as pequenas coisas, pois nelas estão as grandes joias de nossa existência.

Ah! E toda mudança demanda tempo, esforço e disciplina, ok?

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário